Comorbidades
Comorbidade é a ocorrência de mais uma patologia ou no âmbito mental da psiquiatria, de mais um transtorno mental em um mesmo indivíduo.
Um dos principais obstáculos no tratamento de comorbidade está na identificação do diagnóstico primário, pois nem sempre a sequência de acontecimentos na vida do paciente está evidente para ele, o que pode gerar incerteza quanto à conduta mais eficaz no momento.
A presença de comorbidades é característica entre os transtornos de humor. É importante investigar se existem duas doenças relacionadas em uma mesma pessoa, ocorrendo ao mesmo tempo, a depressão, por exemplo, está fortemente associada a outros transtornos mentais.
A depressão causa uma dor profunda que parece que nunca terá fim, a doença tira a motivação e a energia, afeta a capacidade de sentir prazer ao fazer coisas que antes traziam satisfação e alegria, imagine além do sofrimento da depressão ter outras comorbidades, como lidar com as duas patologias ao mesmo tempo?
A comorbidade não é algo fácil de ser identificada, os sintomas muitas vezes são parecidos, diversas comorbidades podem agravar o quadro depressivo. A depressão pode desencadear outras comorbidades e outros transtornos podem apresentar quadros de depressão, é necessário investigar com detalhes para reconhecer se há outras comorbidades psiquiátricas e/ou clínicas.
Após a comorbidade ser identificada, deve-se tratar tanto a depressão quanto os demais transtornos.