Psiquiatria Clínica

 

Cuidar da saúde mental vem se tornando algo cada vez mais comum entre as pessoas. Assim, a sociedade começa a entender que toda e qualquer pessoa está sujeita a sofrer com problemas que afetam o psicológico.

Os transtornos psíquicos, dependendo da gravidade, se não forem devidamente tratados podem ser fatais. Importante ficar atento quando o sofrimento surge sem algum motivo específico e com muita força, ou se ele já existe e piora rapidamente.

Por isso, pensando na busca cada vez mais crescente por ajuda médica, separamos 6 razões para procurar um médico psiquiatra e que podem te ajudar a identificar sua necessidade.

Motivos para procurar um médico psiquiatra

Antes de tudo, vale ressaltar o que um psiquiatra faz. Trata-se de um profissional da área médica responsável por atender, diagnosticar, tratar, reabilitar e prevenir os transtornos mentais e comportamentais.

Confira as 6 razões para procurar um médico psiquiatra

1- Controlar emoções

Todo mundo já teve ou ainda tem dificuldade para controlar emoções, no entanto, quando isso sai de controle é o momento de se atentar. Afinal, ter momentos de tristeza ou raiva são coisas comuns da vida, mas ter reações desproporcionais a certas situações é fora do normal.

Um bom exemplo disso é quando se tem crises de ansiedade, irritabilidade, sensação de desesperança, ou tristeza que persistem no decorrer do tempo e que afetam a vida social como um todo. A partir deste ponto, procurar um médico psiquiatra é o mais aconselhável a se fazer.

2- Ajuda para enfrentar dificuldades para dormir

Ter uma noite de insônia uma vez ou outra pode acontecer, mas a frequência desta condição pode indicar que algo não está certo. Algumas doenças que provocam insônia são:

– Síndrome do pânico;

– Depressão;

– Ansiedade.

Tais doenças precisam de investigação e diagnóstico médico para o tratamento correto.

3- Auxílio para se livrar da dependência química e/outras dependências

O uso intenso e recorrente de substâncias psicoativas leva à dependência química, um transtorno mental por si só. O primeiro passo independente da droga de escolha é buscar ajuda. A maior dificuldade é reconhecer o problema, cito outras dependências, em compras, jogos, sexo e/ou pornografia, entre outros, independente do vício é fundamental consultar um psiquiatra.

4- Doenças físicas sem explicação

Existem transtornos psicossomáticos que possuem origem ou mesmo têm influência pelas emoções, às desordens emocionais que acabam afetando também o funcionamento dos órgãos do corpo.

Algumas doenças podem aparecer sem explicação aparente são:

– Dores crônicas;

– Doenças gastrointestinais;

– Alergias e etc.

O psiquiatra irá ajudar o paciente e/ou cliente a aprender a controlar suas emoções e tratar a verdadeira causa do problema e dos sintomas somáticos.

5- Depressão – Perda da esperança

Se a tristeza se estender por um tempo e se manter de maneira intensa e incapacitante, tenderá a transformar-se num quadro de depressão. A perda da esperança é muito comum em pessoas que não vêem mais sentido em viver, que acham que o futuro não possui mais sentido e que nada vale a pena. A depressão afeta todas as áreas da vida, por isso, o tratamento é essencial. 

6- Não precisa sofrer sozinho

Durante a pandemia questões como confinamento, medo da infecção do Covid-19, incertezas, inseguranças, adoecimento e luto, só fez aumentar o agravamento de diversos transtornos mentais. Por fim, ao contrário do que muita gente pensa, não é preciso enfrentar todos os problemas de origem emocional e psicológica sozinho. 

O tratamento para os transtornos psiquiátricos é realizado de forma personalizada e adequada a cada caso para melhor resposta do paciente e/ou cliente. Cabe ao psiquiatra estabelecer uma boa aliança terapêutica com seu cliente para que ele possa ter novamente uma boa qualidade de vida.

Caso necessite de ajuda, agende uma consulta. O consultório do Dr. Cláudio Jerônimo fica localizado na Praça Santo Agostinho, 70 – Conj. 55 – Edif. Satélite – Paraíso, São Paulo – SP – CEP:01533-070

Leia também sobre:

Dependência Química Comorbidades
Leia mais sobre psiquiatria clínica

Blog e Artigos

Compulsão alimentar e ansiedade

“À procura de orientação médica, Joana, uma mulher de 35 anos, relata mudanças recentes em seus hábitos alimentares e lutas para manter seu peso sob controle. Sua relação com a comida...

Saiba mais

Os perigos da automedicação e da busca por diagnósticos online

“Maria recebeu o diagnóstico de depressão e compartilhou seus antidepressivos com seu amigo João, que também estava enfrentando sintomas semelhantes. João, após uma breve pesquisa na...

Saiba mais

A influência das drogas nas funções cognitivas e executivas

A influência do uso de drogas nas funções cognitivas e executivas é um tópico de grande importância e complexidade. As substâncias psicoativas podem afetar significativamente o...

Saiba mais