Transtorno da Personalidade

Cada pessoa tem um tipo de personalidade, algumas são mais explosivas, outras extrovertidas, alguns tímidos, cada um com um jeito particular. Os transtornos da personalidade podem ser definidos como padrões de comportamentos mal-adaptativos generalizados. Pessoas com essas condições percebem si mesmas e o mundo onde habitam de modo inadequado.

O Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais 5ª edição (DSM-5) lista 10 transtornos da personalidade específicos os classifica em três diferentes grupos (A, B e C), criados com base em suas semelhanças descritivas. Veja um resumo abaixo:

Grupo A – são taxados pela sociedade como “esquisitos” ou “excêntricos”:

 

– Personalidade paranoide: indivíduos com esse transtorno guardam rancores persistentemente e não se dispõem a perdoar insultos, injúrias ou menosprezo dos quais pensam ter sido alvo.

 Personalidade esquizóide: indivíduos com transtorno da personalidade esquizoide costumam ser indiferentes à aprovação ou à crítica dos outros e não parecem se incomodar com o que os demais podem pensar deles.

 Personalidadeesquizotípica:  indivíduos com transtorno da personalidade esquizotípica vivenciam os relacionamentos interpessoais como problemáticos e sentem desconforto em se relacionar com outras pessoas.

Grupo B – são descritos como erráticos, dramáticos ou emotivos em excesso:

 

– Personalidade antissocial: indivíduos com o transtorno da personalidade antissocial também tendem a ser reiterada e extremamente irresponsáveis. Com frequência, enganam e manipulam para obter ganho ou prazer pessoal.

 Personalidade borderline: indivíduos com transtorno da personalidade borderline mostram impulsividade em pelo menos duas áreas potencialmente autodestrutivas podem apostar, gastar dinheiro de forma irresponsável, comer compulsivamente, abusar de substâncias, envolver-se em sexo desprotegido ou dirigir de forma imprudente.

– Personalidade histriônica: indivíduos com transtorno da personalidade histriônica são altamente sugestionáveis. Suas opiniões e sentimentos são facilmente influenciados pelos outros ou por modismos presentes. –

Personalidade narcisista: indivíduos com esse transtorno geralmente exigem admiração excessiva. Sua autoestima é quase invariavelmente muito frágil. Podem estar preocupados com o quão bem estão se saindo e o quão favoravelmente os outros os consideram.

Grupo C – costumam parecer ansiosos, medrosos ou sistemáticos:

 

– Personalidade evitativa: indivíduos com transtorno da personalidade evitativa esquivam-se de atividades no trabalho que envolvam contato interpessoal significativo devido a medo de crítica, desaprovação ou rejeição.

– Personalidade dependente: indivíduos com o transtorno da personalidade dependente apresentam grande dificuldade em tomar decisões cotidianas sem uma quantidade excessiva de conselhos e reasseguramentos oferecidos por outros. – Personalidade obsessivo-compulsiva: indivíduos com transtorno da personalidade obsessivo-compulsiva tentam manter uma sensação de controle por meio de atenção cuidadosa a regras, pequenos detalhes, procedimentos, listas, cronogramas ou forma a ponto de o objetivo principal da atividade ser perdido.

Os transtornos da personalidade são padrões psicológicos de difícil diagnóstico que exigem uma avaliação criteriosa por parte do profissional especialista em saúde mental.

Caso necessite de ajuda, agende uma consulta. O consultório do Dr. Cláudio Jerônimo fica localizado na Praça Santo Agostinho, 70 – Conj. 55 – Edif. Satélite – Paraíso, São Paulo – SP.

Fonte: O Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais 5ª edição (DSM-5).

Texto escrito por Adriana Moraes – Psicóloga especialista em Saúde Mental e Dependência Química.

INFORMAÇÕES DO AUTOR:

Dr. Claudio Jerônimo Psiquiatra especialista em transtornos mentais

Formado em Medicina pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, o Dr. Cláudio Jerônimo da Silva possui residência médica em Psiquiatria pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
Registro CRM-SP nº 83201.

Busque orientação!

Quanto mais cedo iniciar o tratamento,
melhores serão os resultados!

Agende agora sua consulta

Blog e Artigos

Compulsão alimentar e ansiedade

“À procura de orientação médica, Joana, uma mulher de 35 anos, relata mudanças recentes em seus hábitos alimentares e lutas para manter seu peso sob controle. Sua relação com a comida...

Saiba mais

Os perigos da automedicação e da busca por diagnósticos online

“Maria recebeu o diagnóstico de depressão e compartilhou seus antidepressivos com seu amigo João, que também estava enfrentando sintomas semelhantes. João, após uma breve pesquisa na...

Saiba mais

A influência das drogas nas funções cognitivas e executivas

A influência do uso de drogas nas funções cognitivas e executivas é um tópico de grande importância e complexidade. As substâncias psicoativas podem afetar significativamente o...

Saiba mais