Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade

O transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) é uma condição neurobiológica que ocorre na infância e com frequência, persiste na vida adulta, resultando em prejuízos no funcionamento social, acadêmico e profissional.

É um transtorno caracterizado pela desatenção e falta de dedicação persistente a atividades que requerem envolvimento cognitivo, com tendência a atividade excessiva (hiperatividade/hiperatividade), desorganizada e pouco controlada. Na maioria dos casos, o TDAH está associado com disfunção funcional crônica e aumento das taxas de comorbidades.

Trata-se de um quadro composto por uma tríade sintomatológica: desatenção, hiperatividade e impulsividade. Esse quadro tem sua origem no indivíduo ainda criança e tende a ser facilmente reconhecido em clínicas, escolas e em casa, em virtude das características acentuadas dos sintomas.

Características Diagnósticas – DSM-V (Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais)

Segundo o DSM-5, a característica essencial do transtorno de déficit de atenção/hiperatividade é um padrão persistente de desatenção e/ou hiperatividade-impulsividade que interfere no funcionamento ou no desenvolvimento.

A desatenção manifesta-se comportamentalmente no TDAH como divagação em tarefas, falta de persistência, dificuldade de manter o foco e desorganização e não constitui consequência de desafio ou falta de compreensão.

A hiperatividade refere-se à atividade motora excessiva (como uma criança que corre por tudo) quando não apropriado ou remexer, batucar ou conversar em excesso. Nos adultos, a hiperatividade pode se manifestar como inquietude extrema ou esgotamento dos outros com sua atividade.

A impulsividade refere-se a ações precipitadas que ocorrem no momento sem premeditação e com elevado potencial para dano à pessoa (p. ex., atravessar uma rua sem olhar). A impulsividade pode ser reflexo de um desejo de recompensas imediatas ou de incapacidade de postergar a gratificação. Comportamentos impulsivos podem se manifestar com intromissão social (p. ex., interromper os outros em excesso) e/ou tomada de decisões importantes sem considerações acerca das consequências no longo prazo (p. ex., assumir um emprego sem informações adequadas).

Principais sintomas do transtorno de déficit de atenção/hiperatividade

Desatenção

– Dificuldade em prestar atenção a detalhes ou erro por descuido em atividades escolares e trabalho;

– Parecer não escutar quando lhe é dirigida a palavra;

– Dificuldade em organizar tarefas e atividades;

– Perder coisas necessárias para as tarefas ou atividades;

– Ser facilmente distraído por estímulos alheios à tarefa e apresentar esquecimentos;

– Não seguir instruções e não terminar tarefas escolares, domésticas ou deveres profissionais.

Hiperatividade

– Falar em demasia;

– Correr ou escalar em demasia em situações nas quais isso é inapropriado;

– Dificuldade em brincar ou de envolver-se silenciosamente em atividade de lazer;

– Estar frequentemente “a mil” ou muitas vezes agir como se estivesse “a todo vapor”;

– Abandonar seu lugar em sala de aula ou outras situações nas qual espera que permaneça sentado;

– Agitar as mãos e pés ou se remexer na cadeira frequentemente (como se não conseguisse ficar parado).

Impulsividade

– Frequentemente dá respostas precipitadas antes de as perguntas terem sido concluídas;

– Com frequência ter dificuldade em esperar sua vez;

– Frequentar interromper ou “se meter” em assuntos de outros;

– Agir impulsivamente diante de situações emocionais intensas (acesso de raiva, por exemplo).

O transtorno de déficit de atenção/hiperatividade compartilha sintomas de desatenção com transtornos de ansiedade. Indivíduos com TDAH são desatentos por causa de sua atração por estímulos externos, atividades novas ou predileção por atividades agradáveis. Isso é diferente da desatenção por preocupação e ruminação encontrada nos transtornos de ansiedade. Agitação pode ser encontrada em transtornos de ansiedade. No TDAH, todavia, o sintoma não está associado à preocupação e ruminação.

O TDAH está associado a desempenho escolar e sucesso acadêmico reduzidos, rejeição social e, nos adultos, a piores desempenho, sucesso e assiduidade no campo profissional e a maior probabilidade de desemprego, além de altos níveis de conflito interpessoal.

Tratamento para o transtorno de déficit de atenção/hiperatividade

O TDAH deve ser tratado com uma combinação entre medicamentos, psicoterapia e fonoaudiologia (quando houver também transtornos de fala e ou de escrita). Além da orientação aos pais e professores, sobre como ajudar os pacientes.

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INFORMAÇÕES DO AUTOR:

Dr. Claudio Jerônimo Psiquiatra especialista em transtornos mentais

Formado em Medicina pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, o Dr. Cláudio Jerônimo da Silva possui residência médica em Psiquiatria pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
Registro CRM-SP nº 83201.

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