Qual tratamento mais indicado para Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade

Dr. Claudio JerônimoPsiquiatra especialista em transtornos mentais

Qual tratamento mais indicado para Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade

Sendo mais conhecido como TDAH, o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade é uma condição que pode ser mais facilmente identificada durante a infância. 

A partir daí pode-se realizar o diagnóstico acompanhado com o tratamento mais adequado para o quadro clínico do paciente.

De acordo com a Associação Brasileira do Déficit de Atenção, o TDAH é um transtorno neurobiológico e que pode acometer a pessoa por toda a vida. Mas, para que você saiba um pouco mais sobre este tipo de transtorno, então, veja este texto informativo até o fim.

Qual é o tratamento mais indicado para o TDAH e como ele é feito?

A própria Associação Brasileira do Déficit de Atenção indica que a psicoterapia, através da técnica chamada de Terapia Cognitivo Comportamental, seja realizada para o tratamento de alguém que possui o transtorno. 

No entanto, ainda que você saiba agora qual é a espécie de tratamento do TDAH mais indicado, cabe informar melhor como ele é realizado. 

Como funciona a Terapia Cognitivo Comportamental?

Mais conhecida na área médica como TCC, esta terapia se apresenta como um tipo de abordagem psicoterápica que toma por base a combinação do behaviorismo radical junto a teorias cognitivas.

Por sua vez, o entendimento da TCC está ligado a como o ser humano interpreta os acontecimento e como isso afeta o indivíduo, ou seja, o foco não está nos acontecimentos em si. A partir daí, o foco passa a ser no paciente que possui o transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade.

Sendo assim, o objetivo da TCC é modificar os sistemas de significados dos pacientes a fim de mudar as suas emoções e também comportamentos. Desse modo, o profissional que usa a TCC busca identificar os sentimentos, pensamentos e comportamentos em situações que são descritas pelo paciente.

Por fim, através disso são identificados os padrões de crenças e percepções. Assim, o terapeuta ajuda o paciente a achar novas formas e pensamentos alternativos, e mais funcionais, que o ajude na melhor adaptação de sua realidade social.

Quais são os pontos determinantes de compreensão e atuação da Terapia Cognitivo Comportamental?

Entendido um pouco mais sobre o funcionamento, objetivo e modo de atuação da TCC, cabe ressaltar ainda mais os pontos que determinam a compreensão e atuação deste tipo de terapia. São eles:

  • Ambiente ou situação que acontece o problema;
  • Pensamentos e sentimentos que envolvem o problema;
  • Estado de humor e emoção resultantes;
  • Reação física;
  • Comportamento.

Um bom exemplo dos pontos de compreensão é a situação em que um indivíduo, ao precisar apresentar um assunto a algumas pessoas, é tomado por angústia e/ou ansiedade. A partir disso é que os comportamentos negativos, por exemplo, podem ser analisados.

Por isso, dada a seriedade do TDAH, um profissional altamente qualificado deve ser consultado ainda no começo da identificação parcial do transtorno ou no decorrer do desenvolvimento. 

Portanto, agende sua consulta com o Dr. Claudio Jerônimo, que possui mais de 20 anos de experiência, tanto na área privada quanto pública. Com certeza ele te oferecerá um atendimento humanizado e de excelente qualidade.

Preencha o formulário e agende sua consulta

loading...

INFORMAÇÕES DO AUTOR:

Dr. Claudio Jerônimo Psiquiatra especialista em transtornos mentais

Formado em Medicina pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, o Dr. Cláudio Jerônimo da Silva possui residência médica em Psiquiatria pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
Registro CRM-SP nº 83201.