Psiquiatra ajuda a cuidar da saúde mental na pandemia

Dr. Claudio JerônimoPsiquiatra especialista em transtornos mentais

Psiquiatra ajuda a cuidar da saúde mental na pandemia

Esses últimos meses têm sido difíceis compreender o que estamos sentindo e como isso pode prejudicar nossas decisões. E é comum se fazer a pergunta: psiquiatra ajuda a cuidar da saúde mental na pandemia?

E a resposta é sim, o psiquiatra é o especialista em cuidar da saúde mental, que poderá nos orientar. Mas calma, nem sempre o que você precisa é de um longo tratamento com base em medicações, mas sim, de um aconselhamento que te oriente em preservar seu equilíbrio emocional.

Gosto de começar falando sobre esse aspecto, porque, o psiquiatra pode ajudar a cuidar da saúde mental na pandemia de diversas formas, sendo que muitos interpretam que o tratamento está atrelado a sessões intermináveis com medicamentos que mudarão o jeito de ver as coisas. 

Aconselhamento psiquiátrico

Aconselhamento é uma relação de ajuda que inclui: alguém que procura ajuda; alguém disposto a ajudar; alguém que é capaz ou está preparado para ajudar. Aconselhar não consiste em apenas dar informação, apesar de que a informação possa estar presente.

Embora existam muitas abordagens de aconselhamento, certos elementos são comuns a todas elas, por exemplo: envolve respostas aos pensamentos e sentimentos do cliente; envolve a aceitação básica das percepções e sentimentos do cliente, independente de padrões de avaliação externa; a confidencialidade e o isolamento são ingredientes essenciais.

A princípio, esse tipo de técnica também é feita por um psicólogo, mas pode ser parte da primeira consulta do paciente, onde é feita uma série de perguntas e conforme o andamento, algumas informações podem ser trocadas.

A palavra de um profissional que permite visualizar as situações com mais clareza, agrega certa tranquilidade, em que aos poucos o que foi dito será absorvido e colocado em prática, perante as adversidades.

Problemas de concentração

Falta de atenção, inquietação e impulsividade podem ser sintomas do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, muito comum em crianças, e que durante a pandemia, pode se agravar, já que o momento afasta a convivência escolar e social, alterando a rotina e fazendo a família toda perder o ritmo do dia a dia.

Seja no filho adolescente ou nos adultos de casa, é importante observar se as tarefas necessárias a fazer estão sendo realizadas, e caso não estejam, encontrar o motivo que está impedindo isso. 

Sabe aquela sensação de que você planejou tudo e nada parece ter sido feito, acumulando várias pendências até o final da semana? Pois bem, se isso ocorre com frequência e ainda resulta em problemas emocionais, há grandes chances de ser necessário a ajuda de um médico psiquiatra.

A pandemia tem deixado as pessoas mais tensas, mais sozinhas e com isso, alternativas para preencher esse “vazio” têm sido tomadas, contudo, opções não saudáveis, causam diminuição da imunidade, nossa principal aliada em preservar a saúde do corpo.

Como lidar com a pandemia?

É necessário um olhar mais cuidadoso e empático com as pessoas que padecem com problemas de saúde mental durante o período de pandemia e, sobretudo, enquanto durarem os efeitos decorrentes do coronavírus. 

A pandemia é um problema coletivo, que veio para somar aos problemas pessoais que muitas vezes são deixados de lado, pois não temos tempo para resolvê-los.

Acredite, esse é o pensamento de muitos, principalmente daqueles que adiam ao máximo sua visita ao médico, porém, é preciso enfrentar que consequências ela tem trazido para nossas vidas, sendo essa a única alternativa de diminuir seus efeitos e nos tornar mais fortalecidos emocionalmente e até mesmo fisicamente.

Adaptar-se, certamente, é a primeira forma de lidar com a pandemia, buscando alternativas para tornar o dia a dia mais leve, produtivo e por que não contemplativo também.

Caso esteja difícil fazer este processo sozinho, contar com a ajuda de um profissional de saúde mental, é um ótimo caminho para evitar maiores sofrimentos.

Outra forma de lidar com a pandemia é encontrar motivos para ser grato com o que se tem, até porque, sempre há algo que podemos nos “agarrar” perante as adversidades da vida, que nos levam a continuar a caminhada, e isso, também pode ser feito com a ajuda profissional, principalmente, se você perdeu seu emprego, empresa ou alguém, vítima do covid-19, por exemplo.

Manter o contato com os amigos e a família via online é uma boa forma de aumentar a satisfação de viver, conversando com pessoas de confiança, ouvindo-as quando necessário, mantendo assim, suas relações afetivas e sociais.

Fundamental para crianças e adultos, estabelecer uma rotina com momentos de trabalho e outros de lazer ajuda na criatividade, produtividade, além de manter os hormônios do bem estar elevados, inclusive, se puder incluir atividade física durante o dia.

Resolver os problemas que afetam o lado emocional ou que diminuem a qualidade de vida não devem ser deixados para depois, portanto, busque ajuda psiquiátrica, ou de outro profissional, conforme a necessidade. Mais do que nunca precisamos estar em dia com a saúde mental e a imunidade.

Caso necessite de ajuda, agende uma consulta. O consultório do Dr. Cláudio Jerônimo fica localizado na Praça Santo Agostinho, 70 – Conj. 55 – Edif. Satélite – Paraíso/São Paulo

Preencha o formulário e agende sua consulta

loading...

INFORMAÇÕES DO AUTOR:

Dr. Claudio Jerônimo Psiquiatra especialista em transtornos mentais

Formado em Medicina pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, o Dr. Cláudio Jerônimo da Silva possui residência médica em Psiquiatria pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
Registro CRM-SP nº 83201.