Síndrome de Burnout
Dr. Claudio JerônimoPsiquiatra especialista em transtornos mentaisExaustão extrema, sentimento de incapacidade, depressão, ansiedade, insatisfação profissional, são alguns dos sintomas da síndrome conhecida como Burnout, relacionada diretamente ao ambiente de trabalho estressante e frustrante.
Burnout é uma doença ocupacional reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), não se trata de um simples cansaço ou estresse que após algumas horas de descanso, os sintomas desaparecem. Trata-se de um estado de esgotamento profissional, provocado justamente pelo excesso de trabalho, pressão de gestores, pressão em bater metas, por longas jornadas de trabalho.
A pessoa fica totalmente desmotivada com o trabalho, ter que cumprir suas funções se torna algo pesado e cansativo, causando intenso sofrimento psicológico. O Burnout leva a queda no rendimento profissional, debilita o organismo e abre as portas para as doenças. O esgotamento profissional pode levar à depressão e ao abuso de álcool.
A síndrome do esgotamento compreende três grupos de sintomas, físicos, emocionais, comportamentais:
Sintomas físicos:
– fadiga;
– dor de cabeça;
– distúrbios gastrointestinais;
– alterações do sono;
– dores musculares;
– sonolência diurna.
Sintomas emocionais:
– desinteresse;
– baixa autoestima;
– irritabilidade;
– frieza;
– ceticismo;
– sarcasmo.
Sintomas comportamentais:
– queixas frequentes;
– absenteísmo;
– querer apenas se desvencilhar;
– erros profissionais;
– tratar os outros com rispidez;
– dar rótulos depreciativos às pessoas;
– descrença na possibilidade de ser ajudado.
Falta de reconhecimento no trabalho, falta de cooperação dos colegas, insatisfação profissional, são fatores que também podem contribuir com a síndrome.
Tratamento
Sentindo as situações de trabalho cada vez mais desgastante, o funcionário fica extremamente esgotado e necessita de ajuda médica. O diagnóstico de Burnout deve ser realizado por um psiquiatra, que irá orientar a pessoa e buscar formas de tratamento, geralmente utiliza-se a psicoterapia e antidepressivos e se necessário o médico poderá afastá-lo do trabalho.
Fonte: Livro A tristeza transforma a depressão paralisa – Neury J. Botega.
Texto escrito por Adriana Moraes – Psicóloga especialista em Saúde Mental e Dependência Química.
Preencha o formulário e agende sua consulta
INFORMAÇÕES DO AUTOR:
Dr. Claudio Jerônimo Psiquiatra especialista em transtornos mentaisFormado em Medicina pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, o Dr. Cláudio Jerônimo da Silva possui residência médica em Psiquiatria pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
Registro CRM-SP nº 83201.