Sinais que você deve procurar um psiquiatra
Dr. Claudio JerônimoPsiquiatra especialista em transtornos mentaisAdmitir que precisa de ajuda nem sempre é uma tarefa muito fácil para as pessoas, ao menos para a maioria delas.
No entanto, quando se trata de procurar ajuda de um profissional da saúde que atua relacionado a questões mentais, Imaginar que os sintomas e/ou comportamentos que incomodam vão passar com o decorrer do tempo é um erro, é necessário buscar ajuda especializada.
Uma vez que, infelizmente, esta questão ainda é um tabu a ser quebrado, embora venha sendo cada vez mais combatido. Por isso, a fim de te ajudar, separamos aqui alguns sinais que podem ser poderosos indicativos de que você deve procurar um psiquiatra.
Comportamentos que indicam a necessidade de buscar ajuda médica
Há alguns tipos de comportamentos que, por mais que aparentam ser espontâneos, podem ser sinais que precisam ser observados de perto, muitas vezes os sintomas de doenças físicas são parecidos com os de transtornos mentais. Somente um psiquiatra, através de uma avaliação cuidadosa é capaz de identificar os sintomas específicos e fazer essa diferenciação por meio de uma visão técnica e clínica.
Alguns dos sintomas mais comuns são os seguintes:
- Sofrimento com antecipação (um tipo de sintoma da ansiedade);
- Perda do apetite ou compulsão alimentar;
- Dificuldade para dormir recorrentemente (insônia);
- Dependência em drogas lícitas ou ilícitas;
- Alterações súbitas no humor;
- Desejo de desaparecer;
- Ideação, planos ou atos suicidas.
Cada um desses comportamentos tendem a aparecer e até se desenvolver por motivos internos ou externos. Assim, se você sentir algum destes sintomas, se consultar com um psiquiatra pode ajudar você a tratar deles.
Por exemplo, o vício em alguma substância psicoativa normalmente surge com a finalidade de fugir da própria realidade. Bem como, a compulsão alimentar pode ser mais comum em quem tenha ataques de ansiedade, por exemplo.
No entanto, só quem pode dizer para você a causa e o porquê dos comportamentos que apresenta é um profissional especializado no assunto. Saber identificar cada um deles já é um bom início para entender a sua necessidade, o dever de procurar um psiquiatra.
Além disso, os tratamentos disponíveis irão depender de cada caso individual. Por isso, se automedicar ou acessar sites de busca como o google pode te deixar em uma situação ainda pior e até te confundir. Portanto, escolha sempre se consultar com um profissional da área.
Tipos de tratamentos psiquiátricos
O tratamento está intimamente ligado com o tipo de transtorno mental que o indivíduo apresenta, é possível que haja a combinação do uso de medicamentos e terapia. Mas, como já dito anteriormente, será o seu médico psiquiatra quem irá decidir por meio de um diagnóstico preciso de cada caso em particular.
Portanto, se você vem apresentando algum comportamento que tem prejudicado sua saúde, seu desempenho nas suas atividades diárias, bem como sua qualidade de vida procure um especialista.
Dr. Cláudio Jerônimo possui mais de 20 anos de experiência, nos setores privado e público. Não deixe sua saúde mental para depois, agende a sua consulta hoje mesmo e trate-se com quem mais entende do seu bem-estar psicológico.
Preencha o formulário e agende sua consulta
INFORMAÇÕES DO AUTOR:
Dr. Claudio Jerônimo Psiquiatra especialista em transtornos mentaisFormado em Medicina pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, o Dr. Cláudio Jerônimo da Silva possui residência médica em Psiquiatria pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
Registro CRM-SP nº 83201.