Quando uma pessoa precisa de um psiquiatra?

Dr. Claudio JerônimoPsiquiatra especialista em transtornos mentais

Quando uma pessoa precisa de um psiquiatra?

Nem sempre a ideia de procurar a ajuda de um profissional da área de psiquiatria é bem recebida pelas pessoas. 

Ainda vemos muita relutância em torno da busca por um psiquiatra, pessoas com sintomas de depressão, por exemplo, em sua maioria sentem-se envergonhadas e até constrangidas por sua condição e evitam buscar ajuda,  aumentando assim o sofrimento, a angústia e dor tanto para os pacientes como seus familiares.

Mas é importante frisar que a psiquiatria é uma ciência estudada há anos, vamos desmistificar todo o preconceito. Caso necessário, devemos buscar uma ajuda especializada de um médico psiquiatra.

Afinal, todo e qualquer ser humano guarda consigo uma série de fatores internos, como traumas, decepções e etc., que podem terminar por serem “maquiados” pelo cérebro a fim de não sofrer tanto com certa situação.

Por isso, durante o desenvolvimento da vida adulta é muito comum que algumas pessoas não entendam alguns comportamentos estranhos que podem afetar sua relação com outras pessoas.

Alguns sintomas que podem passar a surgir é a mudança de humor com frequência, por exemplo, ao se chatear facilmente por ser contrariado ou receber um feedback crítico de alguém. Mas vale salientar que a procura pelo profissional de psiquiatria deve ocorrer ao se perceber reações desproporcionais a estímulos externos ou certa dificuldade de controlar emoções como raiva.

Além disso, é muito comum que as pessoas comecem a ter mais dificuldade para dormir ou até mesmo tenham algum nível de modificação em seu apetite. É normal, uma vez ou outra, perder o sono, ter insônia, mas quando isso ocorre frequentemente, então, é momento de procurar uma ajuda profissional.

Como também, estar atento à sua relação com a comida pode ser um alerta da necessidade pela procura de um psiquiatra, assim, seja uma compulsão alimentar ou mesmo a falta de apetite, ambos os casos devem ser analisados de perto.

Por fim, outro tipo de comportamento muito comum é a dificuldade em se livrar de alguma dependência, seja qual for o sintoma e/ou problema, é necessário estar atento ao sofrimento intenso que compromete as atividades da vida diária que passa do limite daquilo que é desejável.

Dr. Cláudio Jerônimo

O Dr. Cláudio Jerônimo é formado em Medicina pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e fez a sua residência médica em Psiquiatria por meio desta Universidade. Conta com mais de 20 anos de experiência no atendimento e gerenciamento de casos de dependência química tanto no setor privado quanto no setor público.

A carreira do Dr. Cláudio é muito extensa e tem a presença de especialização em dependência química pela UNIFESP, Doutorado em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo e MBA na área de Gestão de Saúde através do Instituto de Ensino e Pesquisa Insper.

Com tanto conhecimento teórico e prático desenvolvidos durante anos, o Dr. Cláudio Jerônimo é o mais indicado para fornecer ajuda profissional para você.

Caso necessite de ajuda, agende uma consulta com o Dr. Cláudio Jerônimo, seu consultório fica localizado no Edif. Satélite – Praça Santo Agostinho, 70 – Conj. 55 – Paraíso, São Paulo – SP.

Preencha o formulário e agende sua consulta

loading...

INFORMAÇÕES DO AUTOR:

Dr. Claudio Jerônimo Psiquiatra especialista em transtornos mentais

Formado em Medicina pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, o Dr. Cláudio Jerônimo da Silva possui residência médica em Psiquiatria pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
Registro CRM-SP nº 83201.