Qual a diferença entre depressão e ansiedade?

Dr. Claudio JerônimoPsiquiatra especialista em transtornos mentais

A depressão e a ansiedade são duas condições de saúde mental distintas, embora possam compartilhar algumas semelhanças em termos de sintomas emocionais e físicos. Seus sintomas comumente são confundidos, bem como que uma pessoa possa ser acometida por ambas ao mesmo tempo, a depressão também pode, por sua vez, intensificar o transtorno de ansiedade e vice-versa. 

Depressão

A depressão é um distúrbio mental que acomete o indivíduo e causa um sofrimento profundo, a ponto de impactar negativamente na vida pessoal e profissional da pessoa.

Seu diagnóstico é clínico e os principais sintomas são:

– Tristeza profunda;

– Perda do interesse em atividades ou coisas que antes causavam prazer;

– Diminuição da energia para realizar atividades básicas do dia a dia;

– Irritabilidade;

– Angústia;

– Dificuldades em se concentrar;

– Presença de pensamentos negativos, tais como de inutilidade, de culpa, baixa auto-estima e etc.

 

Ansiedade

A ansiedade pode ser descrita como um sentimento impreciso e incômodo de medo e nervosismo derivado da antecipação de alguma ameaça, seja real, seja imaginada.

É possível conviver com sintomas leves de ansiedade. Passa a ser reconhecida como patológica quando é desproporcional em relação ao estímulo e quando interfere na qualidade de vida e no desempenho diário do indivíduo.

Sentir ansiedade e medo diante de situações do dia a dia é comum e nos faz ficar atentos. É fundamental uma investigação cuidadosa para diferenciar um estado de ansiedade normal de um transtorno de ansiedade marcada pela preocupação excessiva ou constante de que algo negativo irá acontecer.

Alguns sintomas do transtorno de ansiedade:

– Preocupação intensa;

– Medo excessivo e irracional;

– Respiração rápida e ofegante acompanhada de dificuldades de respirar em alguns casos;

– Aumento da frequência cardíaca;

– Problemas com o sono;

– Insegurança.

 

O tratamento deve ser integrado, ou seja, abordar tanto o quadro depressivo quanto os transtornos de ansiedade ao mesmo tempo.

Conforme o estágio e a intensidade do quadro de saúde, o psiquiatra poderá indicar aos seus pacientes e/ou clientes a psicoterapia em conjunto com intervenções farmacológicas. Lembrando que tanto ansiedade como a depressão são doenças que exigem tratamento em longo prazo, conforme a gravidade da doença.

Para superar a depressão ou ansiedade, agende uma consulta com o Dr. Cláudio Jerônimo.

 

Preencha o formulário e agende sua consulta

loading...

INFORMAÇÕES DO AUTOR:

Dr. Claudio Jerônimo Psiquiatra especialista em transtornos mentais

Formado em Medicina pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, o Dr. Cláudio Jerônimo da Silva possui residência médica em Psiquiatria pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
Registro CRM-SP nº 83201.