Psiquiatra especializado em ansiedade
Dr. Claudio JerônimoPsiquiatra especialista em transtornos mentaisSentir o coração disparar diante de algumas situações, como uma apresentação em público, uma entrevista de emprego ou quando se está diante de um fator que representa um perigo, se trata de um sintoma normal de ansiedade e pode acontecer em diversos momentos da vida.
Aliás, na dose certa, ela é favorável em várias situações e garante a nossa sobrevivência.
Porém, a ansiedade passa a ser um problema quando o indivíduo começa a ter consequências físicas e emocionais, podendo chegar a ter prejuízos funcionais, como faltar ou produzir menos no trabalho, deixar de cumprir tarefas simples e corriqueiras, assim como, honrar com os seus compromissos.
Além disso, a pessoa não consegue mais ter mais a sensação de plenitude na vida e de realização das suas potencialidades.
Ao contrário do que se possa pensar, a ansiedade se diferencia do medo comum, o qual se trata de uma resposta a ameaças concretas. A ansiedade está diretamente ligada a uma reação antecipada às intercorrências que possam vir a acontecer, ou seja, possíveis problemas futuros.
Quando esse nervosismo se torna exacerbado, o simples ato de sair de casa pode ser um desafio, os eventos sociais passam a ser evitados a todo custo e o indivíduo não consegue se concentrar e produzir como antes. Com tudo isso, a sua qualidade de vida cai de forma drástica.
Para ter uma ideia da dimensão do problema nos dias atuais, o Brasil é o país com o maior índice de pessoas que sofrem de ansiedade no mundo, segundo a OMS, e a pandemia do novo coronavírus chegou alavancando os casos, com uma estimativa de que 80% da população brasileira se tornou mais ansiosa nesse período.
Ansiedade e Transtornos de Ansiedade
A psiquiatria é a especialidade médica que traça o diagnóstico e trata a ansiedade e seus sintomas, geralmente numa atuação em conjunto com o psicólogo, a fim de propiciar um tratamento integral.
Esse processo envolve principalmente uma combinação de psicoterapia e o uso de medicamentos, como antidepressivos e ansiolíticos, que serão prescritos pelo psiquiatra de acordo com a intensidade dos sintomas e as necessidades individuais de cada paciente.
A intensidade e a duração dos sintomas são o que determinam um quadro de ansiedade comum ou um transtorno de ansiedade, sendo que, este último, no geral é marcado por crises que duram por mais de seis meses ou quando o indivíduo está sempre tenso e sem motivo aparente.
Vale ressaltar que a ansiedade com grau de sofrimento intenso e os transtornos de ansiedade consistem em doenças psiquiátricas e podem ter origens diferentes em cada caso, desde alguma carência no suporte familiar, por exemplo, até traumas, gatilhos específicos e desequilíbrios químicos no cérebro.
E ainda devem ser considerados os fatores de risco para a manifestação do transtorno, como a insônia, estresse excessivo, sedentarismo e falta de lazer.
Tipos de transtorno de ansiedade
A ansiedade pode ser dividida em diversos tipos de transtornos, cada um com uma causa e um sintoma diferente, não impedindo que ambos aconteçam simultaneamente:
- Fobias
Medo exagerado ou paralisante de determinado objeto, animal, inseto ou situação específica. Dentre alguns dos alvos mais conhecidos estão a fobia de altura, de baratas, buracos, agulhas ou de entrar no elevador, por exemplo.
A fobia pode surgir por conta de alguma experiência pessoal, uma notícia marcante ou até mesmo um pensamento particular.
- Fobia social
Esse tipo de fobia merece um tópico à parte. Ele consiste no medo exagerado e irracional de situações e eventos sociais, como festas, reuniões, aulas e quaisquer acontecimentos que envolvam pessoas desconhecidas.
Geralmente, o indivíduo se preocupa com a sua atuação nesses momentos, assim como, se será avaliado, julgado ou até mesmo criticado ou ridicularizado pelos outros.
Esse é um quadro que no geral leva o indivíduo a se isolar cada vez mais. Falar em público se torna uma missão quase impossível e desperta uma série de sintomas, que vão desde a sudorese intensa e tremores até taquicardia, travamento e falha de memória.
- Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG)
Sensação persistente de que algo ruim vai acontecer a qualquer momento, o que desencadeia em preocupações excessivas e sentimento de incapacidade para resolver os seus problemas, que, por sua vez, tomam uma importância maior do que de fato são.
- Síndrome do Pânico
Episódios de ansiedade severa que podem surgir de forma súbita, com sensação iminente de morte, e provocam principalmente taquicardia, tremores, falta de ar, sudorese e, em alguns casos, náuseas e vômitos. As crises podem durar segundos até alguns minutos.
- Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC)
Pensamentos invasivos que impulsionam o indivíduo a repetir um comportamento padronizado e sem sentido lógico, como acender e apagar a luz por algumas vezes para evitar algum acontecimento trágico, por exemplo, ou a necessidade de lavar as mãos várias vezes seguidas.
- Transtorno de Estresse Pós-Traumático
Surge após acontecimento traumático, que passa a ser revivido mentalmente com muito sofrimento, alterações do sono, hipervigilância, sobressaltos exagerados, irritabilidade, explosividade, dificuldade de concentração, comportamentos de evitação, dificuldades de relacionamento social e alterações nas manifestações de afeto.
Procure por ajuda especializada
Geralmente, pessoas com ansiedade apresentam diversos sintomas característicos ao mesmo tempo, em especial nos momentos importantes ou quando demandam certa exposição, como em reuniões, confraternizações ou apresentações, por exemplo.
E esses sintomas podem se manifestar física ou psicologicamente, passando por tonturas, dor no peito, dor de barriga, tensão muscular, irritabilidade, até agitação, dificuldade de concentração, preocupação exagerada e descontrole dos próprios pensamentos.
É importante que o indivíduo se atente aos sinais do corpo e da mente nas mais diversas situações do dia a dia e busque ajuda profissional para evitar o agravamento de um quadro ou mesmo desenvolver outras condições, como doenças autoimunes, psiquiátricas e até cardiovasculares.
Precisa conversar sobre esse assunto? Agende a sua consulta e saiba mais sobre o diagnóstico e os tratamentos para ansiedade.
Preencha o formulário e agende sua consulta
INFORMAÇÕES DO AUTOR:
Dr. Claudio Jerônimo Psiquiatra especialista em transtornos mentaisFormado em Medicina pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, o Dr. Cláudio Jerônimo da Silva possui residência médica em Psiquiatria pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
Registro CRM-SP nº 83201.