O que esperar de uma consulta com psiquiatra
Dr. Claudio JerônimoPsiquiatra especialista em transtornos mentaisAinda que não seja tão comum as pessoas falarem sobre consultas com profissionais que cuidam da saúde psicológica, há quem tenha dúvida sobre o que acontece em uma consulta com um psiquiatra, por exemplo.
Por vezes, a dúvida passa a surgir por se perceber uma necessidade individual de buscar tratamento por um desses profissionais ou até mesmo por ter o objetivo descobrir em conjunto os motivos de alguns sintomas ou comportamentos que interferem e/ou afetam a qualidade de vida, bem como a relação com outras pessoas, que passaram a surgir na transição da fase de adolescência para a fase adulta.
Mas, e você, tem alguma dúvida a respeito do que esperar de uma consulta com psiquiatra? Se sim, iremos sanar esta questão para você. O mais comum de acontecer em uma primeira consulta com o psiquiatra é haver o questionamento do profissional sobre o que motivou o indivíduo a procurar ajuda.
Além disso, outros pontos que são questionados é quanto aos hábitos, informações pessoais a respeito da família, trabalho e até antigos relacionamentos. Isto se faz muito necessário para que, assim, haja o entendimento mais completo quanto ao mundo, a situação do paciente e, portanto, ser sincero é essencial.
Logo depois que acontece o primeiro contato entre o paciente e o psiquiatra, o profissional busca identificar a existência ou não de alguma espécie de transtorno e isso ocorre por meio de algumas técnicas específicas.
Porém engana-se quem acha que não há a possibilidade de haver o pedido de exames físicos, afinal, existem doenças que são tratadas por um psiquiatra que exige este tipo de exame.
Todos estes procedimentos fazem parte do rol de atividades exercidas profissionalmente por um psiquiatra que tem a responsabilidade de diagnosticar, identificar problemas de seus pacientes e/ou clientes e, em seguida, promover, por meio do tratamento psiquiátrico, o bem-estar do indivíduo tratado.
Um psiquiatra é quem realiza o estudo de transtornos mentais e de comportamento, como também os trata.
Quando você deve procurar a ajuda de um profissional de psiquiatria?
Importante ficar atento com as possíveis alterações psicopatológicas, entre essas, episódios agudos, recorrentes e com alteração patológica do humor, conhecido com o transtorno bipolar, alterações na capacidade de dormir adequadamente, quadros de insônia, dificuldade de concentração, aumento ou diminuição do apetite ou peso, dependências em drogas lícitas ou ilícitas, estes são os tipos de comportamentos mais comuns.
Assim, um indivíduo que tem mudado de humor com frequência, que passa meses com insônia, alguém que não consegue se concentrar e realizar atividades simples como cuidar da casa, se esses comportamentos causam sofrimento ou algum prejuízo, é necessário procurar a ajuda de um psiquiatra.
Bem como aquelas pessoas que começam a ingerir grandes quantidades de álcool e até têm compulsão alimentar por conta de presenciar momentos de estresse e ansiedade.
Por isso, se você apresenta algum desses sintomas, não deixe para depois o cuidado com a sua saúde mental e agende agora mesmo a sua consulta com o Dr. Claudio Jerônimo, um médico psiquiatra com mais de 20 anos de experiência no mercado.
Preencha o formulário e agende sua consulta
INFORMAÇÕES DO AUTOR:
Dr. Claudio Jerônimo Psiquiatra especialista em transtornos mentaisFormado em Medicina pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, o Dr. Cláudio Jerônimo da Silva possui residência médica em Psiquiatria pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
Registro CRM-SP nº 83201.