Médico Psiquiatra: o que trata?

Dr. Claudio JerônimoPsiquiatra especialista em transtornos mentais

A fim de definir melhor a área de atuação de um psiquiatra, então, de início deve-se distinguir este profissional de um psicólogo.

Um psicólogo é um profissional com graduação em psicologia e que atua em relação a problemas psicológicos e comportamentais. O que se destaca aqui é que o psicólogo faz uso de técnicas tal como sessões de psicoterapias.

Por sua vez, e sendo bem diferente de um psicólogo, um psiquiatra é graduado em medicina e, portanto, tem residência em psiquiatria. Em relação à sua área de atuação, o psiquiatra faz o diagnóstico e tratamento de todos os problemas mentais, podendo indicar medicações.

Feita a distinção, então cabe agora especificar ainda mais sobre o que trata um psiquiatra. Sendo assim, alguns problemas e/ou transtornos podem ser listados, veja abaixo:

  • Dependência química;
  • Depressão;
  • Ansiedade;
  • Alteração de apetite;
  • Insônia corriqueira;
  • Transtorno Bipolar.

Cada um destes tipos de comportamento e/ou transtorno devem ser tratados por um psiquiatra, alguém que detém o conhecimento aliado à experiência. Uma vez que, ele será o mais capaz para indicar o tipo de tratamento que deve ser usado para cada indivíduo. 

Tipos de tratamentos psiquiátricos e o que trata cada um deles

Dentro do ramo da psiquiatria existem 3 grupos de tratamentos. O primeiro deles é o tratamento psicoterápico, em seguida tem-se o tratamento farmacológico e, por fim, o tratamento combinado:

  • Tratamento Psicoterápico

O primeiro ponto a se falar sobre este tipo de tratamento é que ele não faz a utilização de remédios, mas tem o objetivo de realizar o tratamento de questões que têm relação direta com a mente, tais como depressão, ansiedade, por exemplo.

  • Tratamento Farmacológico

Por sua vez, como o próprio nome pressupõe, este tratamento faz uso de alguns remédios que auxiliam na resolução das questões do indivíduo. Alguns deles são de natureza antidepressiva, ansiolíticos e até antipsicóticos em caso de crise. 

Vale ressaltar que alguns remédios podem ser manuseados no decorrer do tratamento, a fim de averiguar como se dá a evolução do quadro do paciente. E, assim, podendo ser retirados posteriormente, após orientação do médico, mas tudo vai depender da gravidade de cada quadro.

  • Tratamento Combinado

Por fim, o tratamento combinado ocorre quando se faz necessário realizar a união dos tratamentos psicoterápicos e farmacológicos.

Saber o que trata um psiquiatra pode te ajudar a compreender melhor a atuação deste profissional. Porém, apenas com a experiência pessoal é que você poderá ter noção de como ocorre o percurso do tratamento.

Portanto, se você sentir alguns dos sintomas que foram listados e quer agendar sua consulta com um profissional de alta qualidade, entre em contato com o Dr. Cláudio Jerônimo.

Com um atendimento humanizado e de excelência, além de especialização em Dependência Química, doutorado em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo e MBA em Gestão de Saúde, com certeza o Dr. Cláudio é o mais indicado às suas necessidades.

Preencha o formulário e agende sua consulta

loading...

INFORMAÇÕES DO AUTOR:

Dr. Claudio Jerônimo Psiquiatra especialista em transtornos mentais

Formado em Medicina pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, o Dr. Cláudio Jerônimo da Silva possui residência médica em Psiquiatria pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
Registro CRM-SP nº 83201.