‘Divertida Mente 2’: uma reflexão sobre a Ansiedade e a Saúde Mental na adolescência

Dr. Claudio JerônimoPsiquiatra especialista em transtornos mentais
 

Neste texto, iremos abordar a ansiedade na adolescência e analisar como o tema é tratado no filme em cartaz, ‘Divertida Mente 2’. Com suas animações vibrantes, o filme nos transporta para dentro da mente de uma adolescente, revelando os complexos processos internos que muitas vezes permanecem ocultos. Ele nos convida a refletir sobre nossas próprias emoções e traz à tona experiências comuns da adolescência.

A protagonista começa a enfrentar as turbulências da puberdade, com mudanças físicas e emocionais retratadas com sensibilidade e humor. Este período de transição é marcado por transformações no corpo, na mente e nas relações sociais. As emoções se intensificam, e os questionamentos sobre identidade e futuro se tornam mais frequentes.

No filme, as emoções, raiva, nojinho, alegria, medo, tristeza, ansiedade, inveja, vergonha, tédio enfrentam os desafios que surgem com o crescimento da protagonista, inclusive em alguns momentos a nostalgia também aparece.

Os adolescentes são mais propensos à ansiedade, como ilustrado pela personagem Riley, que enfrenta novos desafios e emoções na adolescência. Um desses desafios é a necessidade de se encaixar em um grupo de futuras amigas, levando-a a esconder suas preferências e interesses para se adaptar às expectativas alheias. Riley chega a esconder suas canções favoritas da infância por vergonha, refletindo a pressão social e a dificuldade comum entre adolescentes de conciliar individualidade e busca por aceitação social.


A Crise de Ansiedade de Riley
Um dos momentos mais impactantes de ‘Divertida Mente 2’ é quando Riley experimenta uma crise de ansiedade enquanto se prepara para um importante jogo de hóquei. A cena retrata detalhadamente como a ansiedade pode se manifestar em adolescentes, mostrando os sintomas físicos e emocionais de forma realista e comovente. Os pensamentos d
a jovem são inundados de dúvidas e preocupações, enquanto seu corpo reage com tremores, sudorese e taquicardia. A ansiedade toma conta, interferindo em sua capacidade de se concentrar e se preparar.

A mente da menina se transforma em um campo de batalha, com uma explosão de sentimentos. Alegria tenta desesperadamente manter o controle, mas é dominada pelo medo e insegurança; Tristeza reconhece a dor de Riley, intensificando o desespero; Raiva busca uma maneira de lutar, mas se sente impotente; e Ansiedade, a nova emoção, assume o comando, envolvendo Riley em dúvidas e pensamentos negativos que a consomem. 

A ansiedade faz com que a menina interprete as sensações físicas como sinais de um ataque cardíaco, o que intensifica ainda mais seu pânico. Isso demonstra como a ansiedade pode distorcer a percepção da realidade.

Ansiedade na Adolescência
Durante essa fase, é comum experimentar ansiedade devido às mudanças físicas, emocionais e sociais características da adolescência. Preocupações com estudos, amizades, aceitação social, família e futuro podem resultar em nervosismo, inquietação e dificuldade de concentração. É importante destacar que a ansiedade geralmente diminui quando a situação estressante termina.

Transtorno de Ansiedade na Adolescência
Um transtorno de ansiedade na adolescência é caracterizado por uma ansiedade excessiva e persistente que não está relacionada a um perigo real ou situação específica. Essa ansiedade pode interferir prejudicialmente na vida do adolescente, afetando seus estudos, relacionamentos e atividades cotidianas. A ansiedade é intensa e frequente, impactando negativamente a vida do adolescente. A ansiedade impede ou dificulta o desempenho em diversas áreas da vida e persiste por um período prolongado, não se limitando a situações específicas.

Os transtornos de ansiedade são diagnosticados com base na história clínica do paciente e na avaliação dos sintomas por médicos, psicólogos ou psiquiatras.

O tratamento para transtornos de ansiedade frequentemente envolve uma combinação de terapia e medicamentos. A terapia cognitivo-comportamental (TCC) é uma forma de psicoterapia altamente eficaz no tratamento desses transtornos, ajudando os pacientes a identificar e modificar padrões de pensamento e comportamento que contribuem para a ansiedade.

Mesmo sendo uma animação, adultos, assim como os mais jovens, podem se identificar com as lutas e desafios que Riley enfrenta, reconhecendo em suas emoções um reflexo de suas próprias experiências. Ao abordar a ansiedade e a saúde mental dos adolescentes de maneira tão sensível e acessível, ‘Divertida Mente 2’ oferece uma valiosa oportunidade para abrir diálogos sobre esses temas e promover a compreensão e o apoio necessários durante essa fase essencial da vida.

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Texto escrito por Adriana Moraes – Psicóloga especialista em Saúde Mental e Dependência Química
Referência: Filme: Divertida Mente 2.

 

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INFORMAÇÕES DO AUTOR:

Dr. Claudio Jerônimo Psiquiatra especialista em transtornos mentais

Formado em Medicina pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, o Dr. Cláudio Jerônimo da Silva possui residência médica em Psiquiatria pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
Registro CRM-SP nº 83201.