Como funciona o tratamento para depressão

Dr. Claudio JerônimoPsiquiatra especialista em transtornos mentais

Como funciona o tratamento para depressão

Os transtornos depressivos caracterizam-se por uma perturbação do humor com sintomas que incluem humor deprimido e/ou perda do interesse ou prazer nas atividades cotidianas e com duração de pelo menos duas semanas. A depressão é uma doença psiquiátrica que causa uma dor profunda, que parece que nunca terá fim. Os problemas aumentam e só se vê o lado negativo das coisas, mas independentemente do grau da doença, leve, moderada e grave a depressão tem tratamento.

Existe certa resistência para procurar ajuda, muitas pessoas com depressão tendem a se isolar socialmente ou abandonar o tratamento no meio do caminho, o que agrava ainda mais a situação, podendo levar ao abuso de álcool e drogas, bem como risco de suicídio.

Quando os sintomas da depressão são leves, o tratamento pode ser exclusivamente psicoterápico, com maior uso de técnicas cognitivas. Entretanto, em casos com intensidade de sintomas moderada ou grave, o uso de medicamentos associados à psicoterapia é muito recomendado.  O psiquiatra irá avaliar o caso e sugerir a melhor abordagem terapêutica e indicar o uso de antidepressivo, dosagem e duração do fármaco se for necessário.

Psicoterapia

A psicoterapia tem um papel importante no tratamento da depressão, durante a terapia o profissional irá trabalhar as causas emocionais que desencadearam o transtorno depressivo. A terapia cognitivo comportamental (TCC) é uma das abordagens mais eficazes no tratamento da depressão por ser focada no presente e resolução de problemas. A TCC orienta o paciente a identificar os pensamentos automáticos e gatilhos que pioram o quadro depressivo.

Antidepressivos

Os antidepressivos são remédios que atuam no sistema nervoso central e necessitam de acompanhamento adequado de profissionais especializados, para evitar possíveis efeitos colaterais indesejados quando forem interrompidos, importante lembrar que o uso de antidepressivo não causa dependência.

Além disso, existem evidências de que a prática de atividades físicas associada aos tratamentos farmacológicos e psicoterápicos tem um papel importante nesse processo de reversão do quadro depressivo, uma vez que proporciona a sensação de bem-estar e contribui para a produção de neurotransmissores importantes, como a endorfina e serotonina, além de ser uma forma de distração e convívio social.

Da mesma forma, outras mudanças nos hábitos e estilo de vida também se mostram um pilar fundamental para o sucesso do tratamento, como cultivar os relacionamentos, manter o período de sono satisfatório, adotar uma alimentação equilibrada, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e substâncias psicoativas, sempre que possível realizar atividades prazerosas.

Quando é necessária a internação?

A internação é indicada em casos graves, quando ocorre a depressão profunda, com pensamentos de mortes, casos com sintomas psicóticos (delírios e alucinações), riscos de suicídio, em qualquer situação de crise que necessita de cuidado em ambiente continuamente protegido, para garantir a segurança do paciente.

Com um diagnóstico e tratamento correto pode-se esperar uma melhora total do quadro depressivo. Se estiver vivenciando momentos de tristeza excessiva, sem motivação para realizar as atividades do dia a dia, busque ajuda.

Caso necessite de ajuda, agende uma consulta. O consultório do Dr. Cláudio Jerônimo fica localizado na Praça Santo Agostinho, 70 – Conj. 55 – Edif. Satélite – Paraíso/São Paulo

 

Preencha o formulário e agende sua consulta

loading...

INFORMAÇÕES DO AUTOR:

Dr. Claudio Jerônimo Psiquiatra especialista em transtornos mentais

Formado em Medicina pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, o Dr. Cláudio Jerônimo da Silva possui residência médica em Psiquiatria pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
Registro CRM-SP nº 83201.