Ansiedade: como identificar os sintomas e tratamentos mais indicados
Dr. Claudio JerônimoPsiquiatra especialista em transtornos mentaisDr. Claudio Jerônimo Psiquiatra especialista em transtornos mentais
A ansiedade é um dos transtornos que mais cresce no mundo. Sentir ansiedade em diversos momentos de nossa vida é algo normal, mas quando ela passa a ser persistente e fora de seu controle, começa a ser considerada patológica comprometendo a saúde emocional do indivíduo, é necessário buscar ajuda especializada com um psicólogo ou psiquiatra.
De acordo com o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5), os transtornos de ansiedade incluem transtornos que compartilham características de medo e ansiedade excessivos e perturbações comportamentais relacionados.
A ansiedade é um sentimento desagradável, marcado pela preocupação excessiva ou constante de que alguma situação ameaçadora se aproxima ou de que algo negativo poderá acontecer.
Os tipos mais comuns de transtornos de ansiedade são:
– Transtorno de ansiedade de separação;
– Transtorno de ansiedade social (fobia social);
– Transtorno obsessivo compulsivo;
– Transtorno de pânico;
– Agorafobia;
– Transtornos de estresse pós-traumático;
– Transtorno de ansiedade generalizada;
– Transtorno de ansiedade induzido por substâncias ou medicamentos.
A ansiedade é definida como estado de humor desconfortável, apreensão negativa em relação ao futuro, inquietação interna desagradável. Os transtornos de ansiedade são os mais comuns de todos os transtornos psiquiátricos e resultam em grande sofrimento e importante comprometimento funcional. Dependendo da frequência e intensidade destes sentimentos excessivos.
Cada transtorno de ansiedade é diagnosticado somente quando os sintomas não são consequência dos efeitos fisiológicos do uso de uma substância/medicamento ou de outra condição médica ou não são mais bem explicados por outro transtorno mental.
A ansiedade tem sintomas parecidos com o medo. Pode vir acompanhado de algumas manifestações e/ou sensações:
– Frio no estômago;
– Sintomas como aperto no peito;
– Aumento dos batimentos cardíacos;
– Sensações desconfortáveis como angústia;
– Inquietação;
– Preocupações excessivas;
– Falta de ar, desconforto respiratório;
– Náusea;
– Cólica abdominal;
– Transpiração excessiva, sudorose;
– Tontura;
– Tremores, calafrios ou formigamentos;
– Desconforto mental;
– Medo ou pavor de algo desconhecido ou estranho.
Sintomas: como identificá-los?
A ansiedade apresenta sintomas comportamentais, emocionais, fisiológicos e cognitivos:
– Sintomas comportamentais: fala muito acelerada, agressividade extrema e impulsividade;
– Sintomas emocionais: profunda tristeza (que também pode evoluir para quadros de depressão), nervosismo e irritabilidade;
– Sintomas fisiológicos: dores por todo corpo, insônia, tontura, dor de cabeça, suor excessivo, coração acelerado, falta de ar, etc;
– Sintomas cognitivos: o indivíduo que desenvolve um quadro de ansiedade tem dificuldades extremas em relação à tomada de decisão. Não importa se o problema for grande ou pequeno. Além disso, apresenta dificuldade em se concentrar e preocupações excessivas.
Todos esses sintomas acabam por trazer grandes prejuízos para a vida do indivíduo. Seja no trabalho, relacionamentos e até mesmo alterações físicas, como a obesidade e anorexia.
Tratamento
Identificar os sinais da ansiedade é o primeiro passo para enfrentá-la e se necessário buscar ajuda. O tratamento para transtorno de ansiedade é feito de acordo com a intensidade dos sintomas e as necessidades de cada pessoa, envolvendo principalmente a psicoterapia e o tratamento farmacológico receitados pelo psiquiatra, que atuam a nível cerebral para reduzir os sintomas ansiosos.
A terapia cognitivo-comportamental é uma abordagem muito utilizada para o tratamento daqueles que sofrem de transtorno de ansiedade. Ela procura identificar sentimentos e padrões de pensamentos, que orientam cada comportamento aflitivo do paciente e modificam as percepções sobre o mundo e a vida.
Um dos principais objetivos da terapia cognitivo-comportamental é identificar e corrigir distorções cognitivas que geram problemas para o indivíduo e auxiliar no desenvolvimento de estratégias de enfrentamento destas situações que põem em riscos o alcance dos objetivos estabelecidos durante o tratamento é fundamental realizar um bom tratamento para identificar os gatilhos que permitem o surgimento do transtorno de ansiedade.
Quando a ansiedade se apresenta em uma intensidade ou duração elevada, é possível dizer que se está diante de um quadro patológico, de um transtorno de ansiedade.
Busque ajuda
Agende uma consulta com o Dr. Cláudio Jerônimo, seu consultório fica localizado no Edif. Satélite – Praça Santo Agostinho, 70 – Conj. 55 – Paraíso, São Paulo – SP.
Preencha o formulário e agende sua consulta
INFORMAÇÕES DO AUTOR:
Dr. Claudio Jerônimo Psiquiatra especialista em transtornos mentaisFormado em Medicina pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, o Dr. Cláudio Jerônimo da Silva possui residência médica em Psiquiatria pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
Registro CRM-SP nº 83201.