Ano Novo, vida nova: como está sua saúde mental?
Dr. Claudio JerônimoPsiquiatra especialista em transtornos mentaisPrincipal meta para 2023: cuidar da saúde mental
O ano de 2022 terminou e 2023 chegou repleto de expectativas! O ano novo deve ser motivo de celebração, são mais 365 novos dias para realizar nossos sonhos. Mas não são todas as pessoas que celebram, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil infelizmente tem o maior índice de pessoas com transtorno de ansiedade no mundo.
Com a chegada do ano novo, alguns sentimentos negativos, como angústia, desânimo e frustração podem surgir, especialmente pelo desejo intenso por mudanças, seja na vida pessoal e/ou profissional e receio do que poderá acontecer.
Todo início de ano renovamos as esperanças, estabelecemos metas que fazem parte da tradição, preparamos nossa lista de desejos e de como colocar os planos em prática. É sempre tempo de recomeçar, entretanto, medidas são necessárias, recomendo como meta principal para 2023: cuidar da saúde mental.
Como está sua saúde mental?
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, saúde mental é um estado de bem-estar no qual o indivíduo é capaz de usar suas próprias habilidades, recuperar-se do estresse rotineiro, ser produtivo e contribuir com a sua comunidade. A saúde mental implica muito mais que a ausência de doenças mentais.
Muitas pessoas se preocupam com a saúde física, mas, é essencial, também, cuidar da saúde mental! O desequilíbrio emocional facilita o surgimento de diversos transtornos mentais que interferem na qualidade de vida e se não tratados pode desencadear uma série de problemas, em alguns casos de acordo com a gravidade, têm um risco maior do indivíduo cometer suicídio.
Diversos fatores podem influenciar negativamente a saúde mental. Na correria do dia a dia, precisamos nos esforçar para dar conta de nossas responsabilidades e com isso torna-se comum os pensamentos ansiosos, que dependendo da intensidade, podem se transformar em um transtorno psicológico e/ou psiquiátrico.
Transtorno de ansiedade generalizada (TAG)
Para a psicopatologia a ansiedade é um estado afetivo angustiante caracterizado pela expectativa de algum perigo que se revela indeterminado e impreciso, diante do qual o indivíduo se julga indefeso.
O transtorno de ansiedade generalizada (TAG) se caracteriza por um estado permanente de ansiedade, sem nenhuma associação com situações ou objetos. A pessoa com TAG sofre diversos incômodos subjetivos e/ou físicos a cada instante de sua existência, por motivos injustificáveis ou desproporcionais. Trata-se de uma percepção errônea ou exagerada de perigo que, de forma imaginária, está sempre ali, perseguindo, rodeando, invadindo.
Medo e preocupação são constantes no transtorno de ansiedade generalizada, ou seja, a pessoa vive em um estado de alerta permanente. O indivíduo tem dificuldade de controlar a preocupação e de evitar que pensamentos preocupantes interfiram na atenção às tarefas em questão.
2023 está apenas começando
Não deixe que o excesso de compromissos, estresse e ansiedade atrapalhem a sua vida, lembre-se 2023 está apenas começando e estabelecendo suas metas, terá tempo suficiente para fazer tudo que você necessita.
Reflita sobre o que é realmente essencial para a sua tranquilidade, tenha calma, respire e tenha um Feliz Ano Novo!
Texto escrito por Adriana Moraes – Psicóloga especialista em Dependência Química
Preencha o formulário e agende sua consulta
INFORMAÇÕES DO AUTOR:
Dr. Claudio Jerônimo Psiquiatra especialista em transtornos mentaisFormado em Medicina pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, o Dr. Cláudio Jerônimo da Silva possui residência médica em Psiquiatria pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
Registro CRM-SP nº 83201.