6 razões para procurar um médico psiquiatra
Dr. Claudio JerônimoPsiquiatra especialista em transtornos mentaisCuidar da saúde mental vem se tornando algo cada vez mais comum entre as pessoas. Infelizmente, qualquer pessoa está sujeita a sofrer com problemas que afetam seu emocional, seu psicológico.
Os transtornos psíquicos, dependendo da gravidade, se não forem devidamente tratados podem ser fatais. Importante ficar atento quando o sofrimento surge sem algum motivo específico e com muita força, ou se ele já existe e piora rapidamente.
Por isso, pensando na busca cada vez mais crescente por ajuda médica, separamos 6 razões para procurar um médico psiquiatra, que poderá te ajudar a identificar sua necessidade.
Confira 6 razões para procurar um médico psiquiatra
1- Controlar emoções
Todo mundo já teve ou ainda tem dificuldade para controlar emoções, no entanto, quando isso sai do controle é o momento de se atentar, por exemplo, crises recorrentes de ansiedade, irritabilidade, sensação de desesperança, ou tristeza que persistem no decorrer do tempo e que afetam a vida, nestes casos procurar um médico psiquiatra é o mais aconselhável a se fazer.
2- Dificuldades para dormir
Ter uma noite de insônia uma vez ou outra pode acontecer, mas a frequência desta condição pode indicar que algo não está certo. Algumas doenças que provocam insônia são:
– síndrome do pânico;
– depressão;
– ansiedade.
Tais doenças precisam de investigação e diagnóstico médico para o tratamento correto.
3- Problemas com dependência química e/outras dependências
O uso intenso e recorrente de substâncias psicoativas leva à dependência química, um transtorno mental grave. O primeiro passo independente da droga de escolha é buscar ajuda de um especialista. A maior dificuldade é reconhecer o problema, cito outras dependências, em compras, jogos, sexo e/ou pornografia, entre outros, independente do vício é fundamental consultar um psiquiatra.
4- Doenças físicas sem explicação
Existem transtornos psicossomáticos que possuem origem ou mesmo têm influência pelas emoções, às desordens emocionais que acabam afetando também o funcionamento dos órgãos do corpo. Algumas doenças podem aparecer sem explicação aparente, por exemplo:
– dores crônicas;
– doenças gastrointestinais;
– alergias e etc.
O psiquiatra irá ajudar o paciente e/ou cliente a aprender a controlar suas emoções e tratar a verdadeira causa do problema e dos sintomas somáticos.
5- Depressão – Perda da esperança
Se a tristeza se estender por um tempo e se manter de maneira tenderá a transformar-se num quadro de depressão. A perda da esperança, a angustiante sensação de vazio interior, a falta de perspectiva de futuro, é muito comum em pessoas com depressão, os deprimidos acreditam que nada mais vale a pena. A depressão afeta todas as áreas da vida causando sérios prejuízos, quando ela chega, destrói o indivíduo e finalmente ofusca sua capacidade de dar ou receber afeição, por isso, o tratamento é essencial.
6- Não precisa sofrer sozinho
Durante a pandemia questões como confinamento, medo da infecção do Covid-19, incertezas, inseguranças, adoecimento e luto, só fez aumentar o agravamento de diversos transtornos mentais. Investir na prevenção e no diagnóstico precoce dos transtornos mentais é a melhor saída, busque ajuda se achar necessário!
O tratamento para os transtornos psiquiátricos é realizado de forma personalizada e adequada a cada caso para melhor resposta do paciente e/ou cliente. Cabe ao psiquiatra estabelecer uma boa aliança terapêutica com seu cliente para que ele possa ter novamente uma boa qualidade de vida.
Preencha o formulário e agende sua consulta
INFORMAÇÕES DO AUTOR:
Dr. Claudio Jerônimo Psiquiatra especialista em transtornos mentaisFormado em Medicina pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, o Dr. Cláudio Jerônimo da Silva possui residência médica em Psiquiatria pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
Registro CRM-SP nº 83201.