Como saber se está em depressão?

Dr. Claudio JerônimoPsiquiatra especialista em transtornos mentais

 

É natural sentirmos tristeza em vários momentos da vida, pelo fim de um relacionamento, pela perda de um ente querido, desemprego ou quando passamos por algum momento difícil. A tristeza é um sentimento normal, não deve durar mais do que algumas horas ou mesmo dias. E essa é a primeira diferença entre a tristeza comum e a depressão.

Na depressão, a tristeza é um sentimento constante, que se manifesta pela maior parte do dia, quase diariamente, e por um período mínimo de duas semanas, afetando diversos aspectos da vida, tanto no contexto familiar, social e profissional quanto na saúde de forma geral e na própria segurança. A depressão não é uma tristeza corriqueira e precisa de tratamento, se não tratada em casos mais graves pode levar ao suicídio.

Quando vivenciamos um episódio depressivo nossa capacidade de sentir outras emoções fica comprometida. O indivíduo sente-se infeliz, desesperançoso, apresenta acessos de choro e níveis bastante reduzidos de autoestima e autoconfiança.

Principais sinais e sintomas da depressão

– humor: sentimentos de tristeza que passam a interferir no dia-a-dia, diminuição do prazer; diminuição do interesse; sintomas de ansiedade, de medo, sensação de vazio, de falta de sentido e de ausência de sentimentos.

– pensamentos: sentimentos de culpa, desesperança, pessimismo, autocrítica (por exemplo, a pessoa se sente um fracassado), afeta a diminuição da concentração e velocidade de raciocínio.

– sintomas físicos: por exemplo, diminuição da energia, fadiga, alterações do sono, alterações do apetite, falta de interesse sexual.

– interações sociais: insatisfação com os próprios relacionamentos, solidão, a pessoa não tem forças, nem vontade para interagir.

É importante destacar que nem todos esses sinais serão manifestados pela pessoa depressiva. E, além desses, ainda existem muitos outros sintomas que contribuem para reconhecer a doença e que serão investigados pelo psiquiatra para um diagnóstico correto.

Até hoje existe um enorme estigma associado à depressão, mesmo sendo reconhecida como doença, algumas pessoas ainda acham que muitos sintomas da depressão não passam de “fraqueza ou falha de caráter”, “preguiça ou falta de vontade”, palavras que só aumentam o sofrimento psíquico e dificultam muitas vezes a busca por ajuda e por tratamento especializado.

Quanto maior a tristeza, a melancolia ou a depressão, maior o isolamento ou a culpa por não estar de bem com a vida. Uma vez instalada a depressão, as possibilidades de uma melhora espontânea, ou seja, sem tratamento médico especializado e/ou psicoterápico, tornam-se bastante reduzidas.

Caso necessite de ajuda, agende uma consulta. O consultório do Dr. Cláudio Jerônimo fica localizado na Praça Santo Agostinho, 70 – Conj. 55 – Edif. Satélite – Paraíso/São Paulo

 

 

Preencha o formulário e agende sua consulta

loading...

INFORMAÇÕES DO AUTOR:

Dr. Claudio Jerônimo Psiquiatra especialista em transtornos mentais

Formado em Medicina pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, o Dr. Cláudio Jerônimo da Silva possui residência médica em Psiquiatria pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
Registro CRM-SP nº 83201.