6 razões para procurar um médico psiquiatra

Dr. Claudio JerônimoPsiquiatra especialista em transtornos mentais

6 razões para procurar médico psiquiatra

Cuidar da saúde mental vem se tornando algo cada vez mais comum entre as pessoas. Infelizmente, qualquer pessoa está sujeita a sofrer com problemas que afetam seu emocional, seu psicológico.

Os transtornos psíquicos, dependendo da gravidade, se não forem devidamente tratados podem ser fatais. Importante ficar atento quando o sofrimento surge sem algum motivo específico e com muita força, ou se ele já existe e piora rapidamente.

Por isso, pensando na busca cada vez mais crescente por ajuda médica, separamos 6 razões para procurar um médico psiquiatra,  que poderá te ajudar a identificar sua necessidade.

 

Confira 6 razões para procurar um médico psiquiatra

1- Controlar emoções

Todo mundo já teve ou ainda tem dificuldade para controlar emoções, no entanto, quando isso sai do controle é o momento de se atentar, por exemplo, crises recorrentes de ansiedade, irritabilidade, sensação de desesperança, ou tristeza que persistem no decorrer do tempo e que afetam a vida, nestes casos procurar um médico psiquiatra é o mais aconselhável a se fazer.

2- Dificuldades para dormir

Ter uma noite de insônia uma vez ou outra pode acontecer, mas a frequência desta condição pode indicar que algo não está certo. Algumas doenças que provocam insônia são:

– síndrome do pânico;

–   depressão;

–   ansiedade.

Tais doenças precisam de investigação e diagnóstico médico para o tratamento correto.

3- Problemas com dependência química e/outras dependências

O uso intenso e recorrente de substâncias psicoativas leva à dependência química, um transtorno mental grave. O primeiro passo independente da droga de escolha é buscar ajuda de um especialista. A maior dificuldade é reconhecer o problema, cito outras dependências, em compras, jogos, sexo e/ou pornografia, entre outros, independente do vício é fundamental consultar um psiquiatra.

4- Doenças físicas sem explicação

Existem transtornos psicossomáticos que possuem origem ou mesmo têm influência pelas emoções, às desordens emocionais que acabam afetando também o funcionamento dos órgãos do corpo. Algumas doenças podem aparecer sem explicação aparente, por exemplo:

– dores crônicas;

–   doenças gastrointestinais;

– alergias e etc.

O psiquiatra irá ajudar o paciente e/ou cliente a aprender a controlar suas emoções e tratar a verdadeira causa do problema e dos sintomas somáticos.

5- Depressão – Perda da esperança

Se a tristeza se estender por um tempo e se manter de maneira tenderá a transformar-se num quadro de depressão. A perda da esperança, a angustiante sensação de vazio interior, a falta de perspectiva de futuro, é muito comum em pessoas com depressão, os deprimidos acreditam que nada mais vale a pena. A depressão afeta todas as áreas da vida causando sérios prejuízos, quando ela chega, destrói o indivíduo e finalmente ofusca sua capacidade de dar ou receber afeição, por isso, o tratamento é essencial.

6- Não precisa sofrer sozinho

Durante a pandemia questões como confinamento, medo da infecção do Covid-19, incertezas, inseguranças, adoecimento e luto, só fez aumentar o agravamento de diversos transtornos mentais.  Investir na prevenção e no diagnóstico precoce dos transtornos mentais é a melhor saída, busque ajuda se achar necessário!

O tratamento para os transtornos psiquiátricos é realizado de forma personalizada e adequada a cada caso para melhor resposta do paciente e/ou cliente. Cabe ao psiquiatra estabelecer uma boa aliança terapêutica com seu cliente para que ele possa ter novamente uma boa qualidade de vida.

Caso necessite de ajuda, agende uma consulta. O consultório do Dr. Cláudio Jerônimo fica localizado na Praça Santo Agostinho, 70 – Conj. 55 – Edif. Satélite – Paraíso/São Paulo
 

Preencha o formulário e agende sua consulta

loading...

INFORMAÇÕES DO AUTOR:

Dr. Claudio Jerônimo Psiquiatra especialista em transtornos mentais

Formado em Medicina pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, o Dr. Cláudio Jerônimo da Silva possui residência médica em Psiquiatria pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
Registro CRM-SP nº 83201.